segunda-feira, 18 de julho de 2011

Todo mundo é pé na cova


Meu pai tem uma veia que, se estourar, babau.
 E enquanto esperamos que a burocracia seja resolvida, para que finalmente
ele possa ser operado, tentei reconfortá-lo.
 -- Paciência, pai.
-- Paciência é tudo o que não tive nesta vida – respondeu, tristíssimo.
 
Tremi nas bases ao pensar na crueza da situação: se a veia estourar... lá se
vão 79 anos. Mas então penso na minha amiga Carla, cujo filho de 12 saiu para uma
festinha e não voltou, justamente por causa de uma veia que se rompeu.
Doze anos, quem imaginaria? E a Carla conseguiu sobreviver para, depois,
voltar a viver: hoje é feliz de novo, e tem tanta força interior que consegue
levar conforto emocional a pacientes terminais que sofrem num hospital
público.
 
O que normalmente a gente não assimila é que, “para morrer, basta
estar vivo”. Deveríamos aprender com este ditado popular e aplicar seu
contrário: para viver, basta estar vivo...
 
Você já percebeu que nem sempre a morte está realmente perto de quem
parece estar? Ou longe de quem parece estar? Quantas mães cardiopatas
tiveram que, repentinamente, enterrar filhos jovens e saudáveis, e
continuaram vivinhas da silva durante anos, sustentando a moral e a união
da família inteira? Histórias assim são muito, muito comuns!
 
A ilusão da juventude cria nas pessoas a sensação de imortalidade ou, na
mais real das hipóteses, de que o fim está muito longe. E o triste disso é
que, contando com o imenso tempo que temos pela frente, adiamos o que
realmente importa: nos detemos nos problemas e nas insatisfações, em vez
de curtir as muitas coisas boas que temos ao nosso alcance.
 
Meu amigo Roberto se sente velho aos 63 anos. Talvez não tenha visto, no
espelho, o quanto seus olhos são jovens. Talvez não tenha entendido que
sua sede de conhecimento e de vida é o maior sinal que sua juventude lhe
dá. E vejo que outros amigos, na casa dos 30, o consideram um “senhor”.
 
Meu irmão, por volta dos 48, acha um absurdo meu pai ter saído para o
baile, ter dançado até altas madrugadas. Mais absurdo ainda, que ele tenha
namorada, que seja amigo da ex-mulher, que se recuse a parar de trabalhar,
que sonhe com viagens, com negócios mirabolantes... que ainda receba
convites para trabalhar.
 
-- Por isso é que ficou doente! Ele lá tem idade pra isso?!
 
Histórias como estas me fazem ver que somos todos pé na cova; a morte
está aí para todos os vivos! E ainda me ensinam que podemos errar
tremendamente em nosso julgamento sobre quem é jovem e quem já
envelheceu há muito tempo... mesmo que o espelho não nos diga isso lá
muito bem...



Lembre-se: para viver, basta estar vivo!

9 comentários:

  1. Mauro Pires de Amorim.
    A única coisa 100% certa em nossa vida é a morte. Todos nós, invariavelmente, vamos um dia morrer, mas o pior é começar a morrer em vida, sendo tolido e cerceado por pessoas que não entendem nosso jeito de ser e encarar a vida, principalmente quando se é uma pessoa coerente, equilibrada e civilizada.
    Mas mesmo assim sempre existem aquelas pessoas exageradas, radicais, autoritárias e cerceadoras, que sentem a necessidade de estarem sempre no controle e domínio das situações, mesmo que estas digam respeito à vida, às escolhas e formas dos outros viverem. Penso que esse tipo de gente deseja o mundo somente para elas, para seu jeito de pensar e ser, onde os desejos e formas dos outros é o que menos importa, colocando-se sempre acima, numa demonstração de egoísmo e egocentrismo.
    Pelo que você descreveu, seu pai soube levar a vida e viver plenamente, sendo talvez essa a mensagem dele para os que estavam próximos e principalmente para os filhos, sua continuidade nesse mundo após sua partida.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda: Seu pai é show. O maior remendo para veias em crise é o bom humor e deixar a morte pra la. Estou com ele e não abro.

    ResponderExcluir
  3. Vou Contigo.
    Que foto legal!!!

    ResponderExcluir
  4. Nem todo mundo. Eu sou pé no forno. Vou ser cremado. anarquista

    ResponderExcluir
  5. Duilio
    Quando fiz 40 me dei conta disso tudo e comecei a ajeitar as coisas. Hoje aos 50, considero que cheguei lá.

    ResponderExcluir
  6. Concordando com o seu post em gênero, número, grau e quaisquer outras classificações que eu, porventura, tenha esquecido (rs).

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Queridannemann...um admirador confesso (moi même)não resiste a um postÓtimo como este. Nosso fulgurante e genial Nandinho Pessoa disse, com a habitual propriedade... que somos cadáveres adiados. Bingo!!! Sobre a falta de paciência do seu saudoso pai (e de uma infinidade de simples mortais, mundo afora), somente pode dar conta ,um dos maiores orgulhos intelecutuais do Patropi, nosso mineiro mor: Guimarães Rosa, que aconselha ou vaticina: Deus é paciência; o resto é o diabo. Bingo!!! "again". Não poderia ficar incompleta a triangulação...daí, somente a caleidoscópica Clarice_uma das minhas paixões_ para concluir, lispectorianmente:(…) E morre-se, sem ao menos uma explicação. E o pior – vive-se, sem ao menos uma explicação. (…).Saúde, alegrias e sorte "procê".
    Marcos Lúcio Pinto

    ResponderExcluir
  8. O que nos difere dos outros seres que compartilham este planeta eh o pensar e, por consequencia, sabemos como chegamos a este mundo e que, um dia, partiremos.
    Quando jovem sentia-me "imortal". Nao pensava na morte e, bem inconsequente como outros jovens, me aventurava sem considerar o perigo (acho que foi por isso que perdi alguns amigos nesse periodo. Mortes estupidas, mortes que poderiam nao ter passado...) Com o passar dos anos fui vendo o mundo (e a vida) de uma forma, digamos, mais calma: contemplo o que esta ao meu redor, curto as pequenas coisas, paro para ver um passaro, uma flor, uma montanha. Curto detalhes que antes passavam despercebidos. Me faz feliz sentar e acariciar minhas "meninas" (duas cachorras Maltes, Princess -mae- e Bella -filha-). Regar as plantas, olhar o ceu e, principalmente, absorver a calma que me rodeia.
    Com o passar dos anos apareceram os problemas de saude que todos temos em diferentes niveis. Nesse passar do tempo amigos partiram enquanto seguia aqui.
    Sinto-me gratificado por tudo que passei e, se nada se leva da vida, enquanto vivo, vivo as recordacoes que tanto complementaram o meu existir; que ajudou-me a ser feliz!
    Creio que a morte seja o fim. Nao creio que exista uma "vida" apos a morte entao, tomei a decisao de doar meus orgaos. Quando morrer, darei vida!
    Creio que devemos, sim, viver a vida na sua plenitude, em todos os minutos, nao importando a idade.
    Somos ridiculos por fazer algo incompativel com a idade? Nao! As pessoas que nos rodeiam, que se apegam ao critico, essas ficam nos olhando como se fossemos ridiculos; bichos raros.
    Temos o direito a viver as nossas vidas da forma que optamos e, aos que criticam esse estilo de vida, as favas!
    Mudei-me recentemente de New York para Orlando. Uma semana depois da mudanca, comprei um carro esportivo, conversivel e curto isso. Abaixo a capota, esposa senta ao lado, "meninas" ficam no banco trazeiro e saimos, muitas vezes, sem destino. Apenas saimos, passeamos e, vendo algo interessante, paramos para contemplar: vivemos a vida.
    E isso se chama felicidade.
    Certo esta o seu pai. Certas estao as pessoas que apenas querem viver alegre. Pessoas que curtem o que fazem. Essas vao viver melhor.
    Do mais. nao estou com o pe na cova mas sim no forno: nao gosto de ocupar espaco com inutilidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo! Agradeço a visita e o comentário! Gostei das suas palavras, e digo que sou do seu grupo: tento viver minha vida ao máximo, valorizando o que realmente importa. Sim, meu pai estava certo, eu sei, e sinto meu coração quentinho todos os dias, quando penso nele e nas coisas que ele dizia. Espero que você tenha gostado da minha casa virtual, que entre, visite os outros cômodos e fique para sempre. Gosto dos seus comentários lá no Rio Acima, e é sempre muito bom ter por aqui gente que tem o que dizer: isso é o melhor do blog, estou sempre repetindo. Abraços e felicidades!

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!