domingo, 25 de março de 2012

"Seu nome deve estar na boca do sapo"

Meu amigo, verdadeiro “peixe ensaboado”, daqueles que “escorregam” em qualquer situação desagradável, deu um pulo pra trás ao ouvir as palavras funestas:

-- Você é boa pinta... mora num lugar legal... deve estar com o nome na boca de um monte de sapo por aí!

Ao que ele respondeu sabidamente:

-- Vade retro, coisa horrorosa! Sou mais o meu São Jorge e o Arcanjo Gabriel!

É nessas horas que a gente vê o quanto é importante estar de bem com os santos...

Quando eu era “criança pequena lá em Barbacena”, minha irmã me fazia de serviçal. E se eu, por algum acaso, tentasse me rebelar, ela mandava na lata:

-- Se não for pegar um copo d’ água pra mim você vai tomar bomba este ano.

“Tomar bomba”, pra quem não sabe, significa ser reprovada na escola... e eu, que tinha pavor de ficar pra trás enquanto minhas coleguinhas iam para frente, caía em todas as chantagens. Mais tarde tentei fazer o mesmo com minhas sobrinhas, mas a nova geração parece que veio mais esperta e não levou fé, o que me deixou muito frustrada, aliás, e pôs um fim em minha carreira de chantagista profissional.

Minha mãe também teve, em sua infância, a chantagista de plantão. Era a Iliaíz, temida por todas as coleguinhas da escola justamente porque tinha um talento especial para rogar pragas. E minha mãe confessava, às risadas, que era uma, entre tantas, que viviam fugindo da Iliaíz depois da aula.

Minha amiga Luciana apelou para o poder das pragas em nome de garantir a fidelidade do marido, avisando que, se ele fosse pra cama com outra mulher, ia fazer feio:

-- O “dito cujo” não vai funcionaaaar!!!! – avisou, com voz de madrasta de Branca- de-Neve.

Se o bingolim funcionou ou não, jamais saberei, mas o fato é que o Dom Juan se casou com outra... depois dessa, eu é que eu não levo mais fé em praga de ninguém.


Eu estou bem com todo mundo... até com o sapo!

8 comentários:

  1. Conheci um cara tão ruim, mas tão ruim que botaram o nome dele na boca do sapo e o bicho teve uma tremenda indigestão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -- Vade retro, coisa horrorosa! Sou mais o meu São Jorge e o Arcanjo Gabriel!

      Excluir
  2. Mauro Pires de Amorim.
    "No lo creo en brujas, pero las hay, las hay". Essa é uma frase popular dos nossos hermanos hispãnicos. Nunca tive exeriência desse tipo e que saiba, nunca fiquei sabendo de alguém que tenha feito alguma prática dessas contra mim, afinal, não tenho dívida de qualquer espécie com ninguém.
    Também não sou pessoa de grandes posses materiais, sou
    da classe média-média, filho de dois professores universitários.
    Não sou de beleza física apolínea, tenho 47 anos de idade.
    Não me considero dono da verdade, perfeito, muito menos superior aos outros em termos intelectuais. No entanto, sou dono da minha verdade, tempo, vida e não abro mão de fazer minhas escolhas.
    Acredito na capacidade de desenvolvimento e aprimoramento das pessoas, basta estes querem.
    Respeito posições divergentes às minhas, sempre no limite do respeito recíproco.
    Contudo, sei que idiotas existem e como tais, mal logram seu tempo e adoram mal lograr o tempo alheio com suas idiossincrasias, geradas à partir do
    fruto do narcisismo egocêntrico e delirante da imagem que possuem de sí e dos outros. Obviamente, sempre se colocando como superiores e hedinisticamente, necessitando demonstrarem-se. No fundo são pessoas carentes, frágeis, mal resolvidas, recalcadas. Sinto pena dessa gente em sua prisão obssessiva em que se colocaram. Acredito que o tratamento psico-terapêutico ou até psiquiátrico possa ajudar a fortalecer, amadurecer seu discernimento e cognição, ampliando seu universo de vislumbramentos possíveis e afeitos à realidade em parâmetros de razoabilidade consensual, ao invés de querer transformar os outros em transferências de seu lixo interior.
    Com todo respeito às religiões e crenças alheias, vez que, de forma alguma eu tenha vocação persecutória das liberdades dos outros, mas como amante da liberdade que sou, coloco expresso num ditado popular,
    meu pensamento até o atual momento sobre o assunto. "Se mandinga funcionasse, o campeonato baiano de futebol terminaria empatado, com todos os times em primeiro lugar".
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  3. A REAL FINALIDADE DESTA MALDADE É APENAS CONTRA ESTE ANIMAL QUE NÃO FAZ NADA CONTRA O SERES HUMANOS. A FEITIÇARIA E A MALDADE ESTÃO NA CABEÇA DO HOMEM. Há quem diga que o correto seria costurar na boca da sapa cururu, "tadinha".

    Vale relembrar, divertidamente, este ditos popupares que adoooooooooro.
    "Praga de urubu magro não mata cavalo gordo." "Praga de urubu só pega em cavalo magro."
    "Praga de urubu velho não mata cavalo novo."
    "Quem tem praga na cabeça, peça a Deus que nunca cresça."
    "Praga de ladrão não pega em homem bom."
    "Praga de urubu não pega em beija-flor."

    "Praga de amargo não pega em quem é doce."

    "Praga de urubu só faz mal a urubu."

    "A praga só pega em quem merece ou acredita."

    "Praga de pecador bate e volta."
    "Praga de burro não sobe ao céu"

    Como o feitiço costuma voltar contra o feiticeiro, ou como a cobra morde o próprio rabo...é de bom alvitre:"não fazer ou desejar aos outros o que não gostaria para si"
    Respeite o próximo.
    Porém, o espírito é onipresente, livre de tempo e espaço. Em uma terapia de oração invoca-se o amor e a harmonia de Deus para que ressuscite dentro daquela pessoa maléfica, feiticeira _ e que está a serviço do mal_ um padrão mental de felicidade, SAÚDE e alegria.
    Devemos lembrar que somos o ser único pensador no nosso universo, e, como nosso pensamento é criador, o que se pensa sobre outrem o estamos criando dentro de nós mesmos, merecidamente.

    Cuidado para quem deseja o mal do seu semelhante! Os pensamentos maus junto com as emoções geradas por eles... matam ou adoecem, pois acumulam-se no inconsciente, produzindo a autodestruição, que pode causar uma doença fatal, ou , pior: exterminar outra pessoa como instrumento através do qual você encontrará a sua morte, pois todo homicídio é suicídio.
    Também não podemos esqucer de que o sapo tem olho grande ou gordo...mas vive na lama rsrs. Invejoso compulsivo é sempre um fracassado ou derrotado.

    QUANDO SE EMITE PENSAMENTOS SANGÜINÁRIOS OU MALÍGNOS CONTRA OUTRA PESSOA, MAS QUE, POR SORTE, SE ISOLOU COM PENSAMENTOS DIVINOS, ELA NÃO PODERÁ RECEBER AS VIBRAÇÕES NEGATIVAS, PORQUE ESSES PENSAMENTOS VOLTAM PARA O INFELIZ EMISSOR... COM FORÇA REDOBRADA. CHAMA-SE A ISTO, CONVENCIONALMENTE, DE EFEITO BUMERANGUE...OU ...COLHEMOS O QUE SEMEAMOS, COMO CAIXA DE RESSONÂNCIA QUE A VIDA É..
    A PRESENÇA DE DEUS DENTRO DE NÓS, NOS TORNA IMPERMEÁVEIS A TODO O MAL, E O FEITIÇO VOLTA, ENTÃO, CONTRA O FEITICEIRO SEMPRE, POIS ELE É QUEM TEM O ORIGINAL. NEM OS CÃES SARNENTOS E LADRADORES IMPEDEM A VIAGEM DA NOSSA CARRUAGEM DO BEM, DO BOM E DO BELO.
    Na linguagem popular, RESUMINDO: Não pega!
    Para o crente ou lúcido, o olho gordo precisa de dieta e os trabalhos são um mero gasto de dinheiro para quem o fez. Não nos deixemos envolver por esse tipo de crença tão popular, DE BAIXA VIBRAÇÃO, e tão falsa. Para nós, isso não é algo a considerar.
    Durmamos e vivamos tranquilos. Pertencemos ao "PAITODOPODEROSO!

    Que Deus nos abençôe, sempre!

    Energias benfazejas, alto astral, prazer,
    santé, axé e luz!!!
    Beijão
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que praga de esposa não pega!!! Ufaaa!

    Duilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, hehehe...
      Deus é maior do que as pragas! ;-)

      André

      Excluir
  5. Fernanda,todo homem casado que vai pra cama com outra mulher,merece como brinde passar vergonha na "HORA H".
    Não estou rogando praga,é só um desejo de quem ODEIA a traição. Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  6. Como o ML não se referiu às pragas de madrinha, mãe, padre e, até , às 10 pragas do Egito rsrs...vou reproduzir texto dele, a seguir, sobre a descrença nestas tonterias diabólicas, pois o mal que nos acomete é quase sempre fruto de nossas ações irrefletidas ou irresponsáveis , ou de pensamentos negativos. Creio que aceitar ou acreditar em qualquer um !rogando praga" ou traçando nosso destino, é prova de imaturidade ou típico comportamento de mentes fantasiosas ou devaneantes.

    Diz ele, então: "Na frase redonda de Bilac,"tão certo é que cada homem imagina o Diabo de acordo com o seu próprio temperamento" ,
    fica claríssimo que o potencial de mal que se vê nos outros ou quando se acredita na sua/dele capacidade de fazer feitiçarias e outros "trabalhos",, só justifica o potencial da nossa própria falta de generosidade e honestidade.

    Portanto, o "O COISO" só existe na mente das pessoas mais perversas ou que nele acreditam, perturbando-as mesmo sem existir concretamente.
    Inexistindo como entidade autônoma, antes reflete os piores estados emocionais da condição humana, sem relação com coisas da natureza. Sim, o mundo é um grande espelho, é caixa de ressonância, quase sempre.

    Assim concluiu, brilhantmente, o genial Guimarães Rosa, no magnífico e definitivo acontecimento maior da literatura brasileira:
    “O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe
    é homem humano. Travessia” ; “Deus existe mesmo quando não há. Mas o demônio não precisa de existir para
    haver – a gente sabendo que ele não existe, aí ele toma conta de tudo” (ROSA, 2001. p.76). Aquilo
    que não existe, o diabo, por ser diabo, precisa ser negado, mesmo que haja a impossibilidade de sua
    negação, pois ele, mesmo não existindo existe naquilo que o figura como diabo, o diabólico, o lado ruim, a inveja, o orgulho, o ódio, a discriminação, enfim, o que de pior existe na vivência humana.
    “O diabo não existe? [...] O senhor vê: existe cachoeira; e pois? Mas cachoeira é
    barranco de chão, e água se caindo por ele, retombando; o senhor consome essa
    água, ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma? [...] Explico ao senhor: o
    diabo vige dentro do homem, os crespos do homem – ou é o homem arruinado, ou
    o homem dos avessos. [...] Tem diabo nenhum. Nem espírito. Nunca vi. [...] Bem,
    o diabo regula seu estado preto, nas criaturas, nas mulheres, nos homens. Até: nas
    crianças – eu digo. Pois não é ditado: “menino – trem do diabo”?
    Riobaldo não conseguiu
    chegar a outra conclusão que não fosse a de que não existe diabo e de que Deus, mesmo existindo,
    entregou-nos às angústias da vida e à solidão.
    E para não ficar sombra de dúvida, nem dúvida de sombra... ROSA afirma radicalmente...:
    “Ele não existe, [...]”. [...] “não tem diabo nenhum, não existe, não pode” .

    Abraços afetuoso para a melhor blogueira que conheço
    Danilo

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!