segunda-feira, 23 de julho de 2012

A barbárie devorou o amor de mãe

Sou de um tempo em que pai e mãe tinham parte com o Sagrado, então me pergunto que planeta é este em que vim parar, quando leio no jornal que menino de dois anos deu entrada no hospital com a perna quebrada, e o outro, um pouquinho maior, chegou quase morto à emergência... e não aguentou as pancadas.


Alguma coisa muito perversa está acontecendo no inconsciente coletivo. Sabe qual o problema? Falta de educação, de princípios, de moral, de discernimento. Estamos voltando à barbárie. A televisão, cada vez mais permissiva, faz piada de mau-caratismo... os sucessos que tocam no rádio só falam de sacanagem. E o ideal da juventude já não é mais conquistar uma profissão, ter uma família feliz e ser uma pessoa de bem e admirável: os anseios são todos da ordem do "ter", e o que se quer agora é um carrão, um apartamentão, um relojão, um casamentão! Educação e princípios? Quem é que liga pra isso?

A gente sabe que a vida vale pouco hoje em dia: quanta gente é assassinada e a família, se quiser, que reclame com o bispo?


Mas o que me impressiona é que até o "amor de mãe" entrou na dança... cadê o amor de mãe? Já não existe mais?


Numa inversão absurda de valores, muitas mulheres descem ao inferno para proteger o selvagem que quebrou a perna do bebê, mentindo diante do médico, do delegado e até do juiz, se for preciso: o menino está inchado deste jeito porque foi mordido por uma abelha, doutor!


Não é novidade pra ninguém que homem que não é bom filho ou bom pai também jamais será bom marido, mas há quem tope tudo para segurar um par de calças em casa, até mesmo permitir que o filho seja agredido, ou abrir mão dele, inclusive, porque o manda-chuva é muito macho mas não aceita filho de outro embaixo do "seu" teto. Conheço várias histórias de crianças criadas por avós justamente porque as mães tinham outra família pra cuidar.

Se a gente pensar que os leões, por exemplo, matam os filhotes alheios para garantir seu posto na liderança do bando, e às vezes chegam a devorar os próprios, podemos concluir que os animais irracionais são todos iguais, e precisam mesmo é de jaula aqui na civilização.

Mas e as mães? Busque na natureza uma fêmea qualquer que não proteja sua prole com garras e dentes, e não encontrará: todas estão prontas para morrer por seus filhotes, e ai do macho que tentar encostar a pata na molecada... até as amigas da vizinhança aparecem para cair de pau em cima do agressor.

Só mesmo entre a única espécie pensante que existe é que os pequenos viram saco de pancada nas mãos de gente que não abre as cortinas para bater em paz e aumenta o som do rádio quando o menino chora. A vizinhança toda sabe que o garoto está sempre roxo, que ele nunca sai para brincar... mas todo mundo diz, na delegacia, que não pensava que a coisa fosse tão feia assim.

E é deste jeito que ele acaba morto na cama de hospital, enquanto a barbárie continua no dia a dia de tantos outros, para quem a salvação também não há de chegar.

5 comentários:

  1. Querida Fernanda,

    Como espiritualista que sou, estamos num planeta de provas e expiacoes, sendo testados e expionados a todos os instantes .......

    Covardia sim, de um homem espancar criancas (ou idosos) nao e este caso, totalmente inofensiva ate morrer e esta infeliz desta mae (que nao deveria ter filhos).......

    Triste o fato, e mais triste em saber que a violencia nao para por ai ....

    Este texto me fez lembrar do Sergio Mario Cortella, quando ele diz que o Raimundo (jogador de futebol) e o unico em nao se ofende em ser chamado de Animal .....pois e, somos todos animais, sendo que a unica coisa que difere dos outros animais e o "raciocinio" que como voce mesma o cita neste fato e um comportamento totalmente "irracional".

    Quanto a Televisao, radio, etc ...nos temos o poder de decisao, quer dizer: ligar o aparelho, mudar de canal, etc e tal, em outras palavras escolhemos o que queremos ver, ler, e ouvir.

    Felicidades, Bjs

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda querida... o problema é que a TV aberta é um lixo, e ela é tudo o que a grande maioria das pessoas deste país tem como diversão. É ali que o povo se mira e sofre verdadeira lobotomia, copiando não só o modelo do vestido da atriz, mas as ideias transmitidas. Os pais já não educam, esperam que a TV entretenha a criança e que a escola a eduque. E assim nós vamos... uma geração tornando-se mais sem educação que a outra. Bjo!

      Excluir
  2. Fernanda,essa violência desenfreada que a gente está vivendo,chama-se FALTA DE DEUS NO CORAÇÃO... bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia lembrei de você: No carro, começou a tocar um tango enquanto corríamos beirando a praia e daí eu disse: -- Aumenta que isto é tango.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, queriDannemann...seu post é irrefutável, pra variar e, ainda bem! Mais uma prova de que as gestações irresponsáveis quase sempre têm consequências desastrosas.

    Como não há nada tão ruim que não possa piorar, cruzes!, o perigo maior é que, em nome do "amor" equivocado, ou estúpido...onde vale tudo(?!) , " há quem tope tudo para segurar um par de calças em casa, até mesmo permitir que o filho seja agredido, ou abrir mão dele, inclusive". Quem pensa que isto é "amor", não entendeu que isto é a morte dele. Vale tudo_ assim como tudo_, tem limites ululantes.

    O instinto maternal é, de fato, mais indiscutível e forte entre as feras. No Parque Nacional de Masai Mara, no Quênia, um salvamento emocionante foi registrado , bela e impactantemente, pelo fotógrafo francês, Jean-Francois Largot.

    Um filhote de leão foi resgatado pela mãe após cair em um barranco que ficava próximo a um penhasco.
    Correndo risco de morrer, o pequeno leãozinho chorava por socorro. A situação do filhote mobilizou o grupo, formado por quatro fêmeas e um macho. Mas foi a mãe do leãozinho que arriscou a própria vida para salvá-lo.

    Somos sim, o que comemos, o que vestimos, o que vemos, o que ouvimos, onde moramos, o que lemos, como agimos, etc., mas...como poucos de nós temos condições financeiras e culturais/educacionais para muitas escolhas...ratifico sua resposta assertiva para a estimada diretora do C.P.F.A.S.
    Santé e axé!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!