sábado, 16 de fevereiro de 2013

Entrevista: Marcelo Migliaccio

"O outro lado é o da mentira"

Jornalista, fotógrafo, cronista, documentarista: este é Marcelo Migliaccio, o melhor chefe que já tive não só pelo grande conhecimento e pela criatividade que tem, mas também por saber, sem ter feito nenhum MBA, o que é ser um gerente e líder competente. Sem medo de dizer o que pensa -- aquele tipo de jornalista em extinção nos dias de hoje -- ele possui a rara capacidade de ser exatamente a mesma pessoa em qualquer situação, e diante de quem quer que seja. À frente do documentário "Paixão Rubra", sobre o América Football Club, e do blog RioAcima, Migliaccio agora prepara um segundo filme sobre futebol. Vamos ao papo com este cara que por sorte é meu amigo, e que tem aquele humor tão raro, que só os críticos têm, além de um coração generoso pra olhar o mundo... o que faz toda a diferença.

 
Qual o lado bom e o ruim de ser jornalista?

O lado bom é conhecer pessoas, histórias, ir a lugares aonde eu talvez jamais fosse. Sentar diante do computador e retratar essas pessoas, contar essas histórias, descrever esses lugares, é outra parte boa da profissão. Da mesma forma, editar imagens e entrevistas em documentários é um novo aspecto do jornalismo ao qual estou me dedicando atualmente. O lado ruim foi me defrontar com os interesses da grande imprensa, que são em última análise econômicos, mas se traduzem no noticiário político. Mas, como disse Raul Seixas, se você quer dormir no estábulo, tem que ter o mesmo cheiro dos cavalos para não incomodar...

O que o seu blog, o Rio Acima, representa pra você?

Hoje é um canal para escrever o que penso. Fico feliz porque os acessos estão crescendo. A internet democratiza mais e mais a informação e oferece milhares de opções aos monopólios da mídia.

Qual foi o maior aprendizado que o jornalismo lhe deu?

De que todo ser humano é capaz de todo e qualquer ato, dependendo das circunstâncias. De que cada um tem a sua verdade, mas a verdade não tem dois lados. O outro lado é o da mentira.

E a vida? O que ela lhe ensinou até agora?

Me ensinou que temos que viver com prazer. Cada um tem a sua equação interna e deve descobrir como resolvê-la, seja no bar ou na igreja. Viver é gastar o corpo, e o homem é o exercício que faz. Sabe aquelas pessoas que compram um sofá novo e o deixam eternamente coberto com um plástico para não gastar? Na verdade, elas nunca terão o sofá que compraram.

É fácil trabalhar na imprensa e manter a alma limpinha?

Facílimo, basta pedir demissão... ou esperar que te demitam, o que é mais inteligente.

 

9 comentários:

  1. O Marcelo, e você também, exercitam um jornalismo inteligente e corajoso. Admiro e respeito os dois, desde o JB impresso. Vida longa e criativa para ambos, é meu sincero desejo.

    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
  2. Legal a entrevista, Fernanda. Descobri o blog do Marcelo por acaso, ainda no site do JB, e não parei mais de acompanhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Emerson! Eu também me amarro no Rio Acima; sou fã do Migliaccio até quando discordo dele! Espero te ver aqui mais vezes, ok? Abraços!

      Excluir
    2. Eu só não gosto - e já "falei" isso pra ele - quando ele defende o PT da maneira como ele faz. rsss! Abraços!

      Excluir
    3. Além de gostar de SP, este é mais um ponto que temos em comum, Emerson! Eu também acho que ele defende demais o PT...

      Excluir
  3. Além das outras qualidades que vc falou do Marcelo,ele é um fotógrafo insuportavelmente perfeito.
    As vezes,eu entro no Rio Acima e fico hooooooras só olhando as fotos.

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, pra você ter uma ideia do talento dele pra fotografar, foi ele quem tirou a única foto em que eu fiquei bem de perfil...

      Excluir
  4. Adorei. Quero ver a foto. rsrssrs...Yves

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!