terça-feira, 25 de junho de 2013

"E agora, José?"

Na fila do banco, puxo assunto com a moça que, depois eu soube, tem 23 anos e é orgulho puro:

-- Minha mãe me disse que se a polícia me pegasse eu ia ficar com a ficha suja... e que ela não ia me salvar no hospital nem na delegacia. Não fui na segunda-feira porque tinha prova na terça, mas na quinta eu fui. Fui e levei gás na cara!

-- Doeu muito?

-- Não, eu estava de máscara. Os vândalos que estavam por perto quebravam tudo. Fiquei com um medo danado. A polícia desceu o cacete em todo mundo e dois amigos meus, que estavam só prostestando, foram pra delegacia. Na hora do quebra-quebra senti um medo danado, pensei que fosse me dar mal e cheguei a me arrepender. Lembrei da minha mãe falando pra eu não ir... Mas agora que eu tô de férias, se continuar tendo passeata eu vou, é claro. Quer saber? Cansei de ser chamada de alienada. Sou de uma juventude politizada! Tá vendo, a passagem baixou! Nós vencemos!

Pensei em perguntar se ela tinha alguma ideia de como esta conta será paga, mas desisti no momento em que ela quase bateu o pé no chão, arrematando a conversa:

-- Alienada nada!


Um comentário:

  1. Mais alienada ou boboca que isto, "tá difirce" rs. Repito esta arguta observação do brilhante cientista político Fábio Wanderley, de Belô, professor emérito da UFMG, vê uma postura ingênua no movimento e diz o óbvio ululante que quase ninguém sabe ou reflete, neste país de dimensões continentais.
    _ Há uma visão utópica de que você pode dispor das coisas sem instituições.Que você pode ser contra o Executivo, os partidos, a direita, a esquerda, sem a noção de que as idéias têm de ser estruturadas e que é preciso gente capaz de formular programas exequíveis. Não se constrói democracia sem atividade partidária.Há neste tipo de jovem, uma visão ingênua, utópica, romântica, BOBOCA, DESINFORMADA, muito pouco sofisticada, e aí prevalece um certo repúdio à política em geral.
    Santé e axé!
    M.L.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!