segunda-feira, 3 de junho de 2013

O modus operandi do ego, este coitado

O filme é exageradamente lento e prima pela interpretação dos atores. Agrada o intelecto ao abordar a hipocrisia de maneira quase poética: a professora que se mata na sala de aula e, apesar do gesto perverso, vai para além dos limites da crítica... uma vez morta, merece o perdão sem fronteiras; o professor que não é professor no sentido prático da coisa, pois não tem diploma... que nasceu mestre e o é em cada célula do corpo, mas isso não importa. Ele não é professor. Ponto final.

A hipocrisia é uma coisa estranha, e tão íntima de nós.  Válvula no coração da cultura dos homens, é também uma gordura que nos mela as mãos sem que nos demos conta.
Mesmo aos amantes da verdade é difícil escapar deste caractere inscrito nos genes da nossa raça: a hipocrisia dói, é horrorosa, mas todos recorremos a ela em algum momento da vida, nem que seja por educação ou por caridade. Tire da tal “mentira branca” a roupa, a maquiagem, o laquê dos cabelos, e estará de frente com a velha e triste hipocrisia.

A hipocrisia é social e faz de nós os seres sociáveis da Criação.
E então a gente corre pra igreja, paga dízimo, faz caridade, doa os órgãos, jura que perdoa os inimigos, abraça o celibato, faz até exorcismo... a gente vira aquela pessoa admirável e cheia de sabedoria, tão legal e gente-fina, respeitável e digníssima pessoa... mas o mal continua ali, dentro da gente, na forma de um narcisismo de raízes tão profundas que não há milagre que resolva... o exorcismo tem que ser interno, mas como?, se a gente não se enxerga e muito menos enxerga a besta-fera que nos devora, com uma fome de mil bocas e um milhão de dentes?
É o ego, este carente, este autoestima zero, este buraco sem fundo que nos escraviza e nos marca o rosto com as rugas: aqueles vincos ao redor da boca e dos olhos, vincos de quem não ri de verdade, de quem passa a vida competindo porque, lá no fundo, se acha um merda, e aí não tem jeito, o jeito é fazer da hipocrisia o modus operandi de viver.
"Vigiai, vigiai!" , berra o santo que também nos habita o coração. Mas nós, de tão imperfeitos que somos, já nem temos ouvidos para ouvir.
 

4 comentários:

  1. Fernanda,

    Nao vi este filme, mas pelo pouco que vi, ele nao so mostra o "ego" terrivel, que todos nos temos, mas pelo que voce escreveu a "inveja" ... como este homem que se diz professor ??? onde esta o "diploma" ... que pelo visto na trama , e o que mais importa.... e nao a real vocacao (independente do "certificado".
    Por sinal neste final de semana, eu assisti a um outro filme frances: O Coral, que mostra o que e ser um verdadeiro professor em meio de estudantes problematicos .... muito legal.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, o filme é muito bonito. E o diploma só faz falta ao sistema, porque aos alunos não faz falta nenhuma. O homem é professor com "P" maiúsculo...

      Excluir
  2. Simplesmente mais que perfeito do subjuntivo!!! Assino embaixo.Como adoooorei este filme, vou dizer o belo nome: O QUE TRAZ BOAS NOVAS...pois gosto de dar nomes aos bois, vacas, cabritos e quejandos rsrs.

    Aproveito para indicar outro, igualmente imperdível, na minha desimportante avaliação: A CAÇA... que, sensível e diferentemente, com atuações avassaladoras e contidas,trata de assunto "correlato".

    O ponto chave do seu irretocável post é, de fato, o famigerado ego. Realmente ele ignora o que seja paz. Ainda que seja ego de boa vontade, ele assina armistícios temporários, masssssss, o ego tinhoso, de má vontade, prevalece e declara guerra de menor ou maior duração.Em suma... o ego é nosso maior inimigo,interno, e quase sempre autodestrutivo.

    A paz e alegria nada têm a ver com guerra e armistício - que são do ego, repito.A paz e alegria são unicamente do EU DIVINO que habita no humano que conseguiu o fundamental desapego do ego, não sem muito esforço e autoconhecimento. E onde não há paz e alegria, também não se encontra a felicidade, marrelógico.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!