segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Domingo é dia de Santelmo

Sim, Buenos Aires tem uma outra feira imperdível, esta mais conhecida dos brasileiros. É a feira de Santelmo, na Plaza Dorrego, onde há uma grande concentração de barraquinhas de antiquidades.






Ao redor da praça há os bares, que oferecem excelente visão do movimento a partir das mesinhas nas calçadas ou das janelas do segundo andar...



As ruas próximas, principalmente a Defensa, é tomada por barracas de artesãos, e muitas das lojas abrem suas portas, assim como cafés e restaurantes.

Mais uma vez, aviso: aqui a gente sempre encontra alguma coisa linda pra comprar. Houve época em que colecionei óculos vintage, por exemplos, todos comprados de uma senhora cuja barraca já não existe mais. Hoje não resisti e comprei um colar de três voltas, todas de pedrinhas azuis de vidro.

Como é que a gente vai conseguir escolher um anel ou colar nesta loja?


Há os ateliês e boutiques alternativas, que vendem trabalhos de artistas diversos. Uma saia-calça comprida, de tecido leve, me custou 55 reais. Se fosse no Rio...


E há também os segredos ocultos em prédios antigos, onde muitas lojinhas se instalam e os jardins sempre convidam para um descanso.


E é aí mesmo que aparecem os desenhistas de plantão, prontos para uma caricatura rápida e a preços módicos. Este é o senhor Salvador, fotografado no momento em que me desenhava:


Olha o que estes tais prédios antigos nos reservam:




As lojas~moderninhas não ficam de fora, é claro...


E tem o show de tango, ao vivo e à cores, no meio da praça... mas olha este dançarino, que homem lindo! Os argentinos, aliás, são um show à parte nesta cidade, porque quando resolvem ser bonitos... sai de baixo!!!



Para espantar o calor, nada melhor que um suco de laranja feito na horinha... delícia!


Desta vez ando reparando que os lugares que já eram legais, em Buenos Aires, estão ainda melhores, e a Feira de Santelmo é um exemplo; está crescendo de forma organizada e ficando cada vez mais legal. E há uma outra mudança que me parece sintomática, que é o fato de que, hoje, um brasileiro já começa a poder exercer por aqui seu talento para pechinchar, coisa que até poucos anos ofendia os portenhos, que preferiam perder o cliente a negociar seu preço. Nos restaurantes, observo que os garçons da velha-guarda, geralmente mal-humorados com a brasileirada, estão entrando em extinção. Os garçons jovens são extremamente simpáticos e a maioria fala português, língua que vem ganhando espaço na capital. Tudo isso me faz pensar que o turismo crescente por estas bandas está fazendo de brasileiros e argentinos dois povos cada vez mais hermanos.

3 comentários:

  1. Realmente as belas , aprazíveis e peculiares fotos não deixam dúvidas de sombras nem sombras de dúvidas rs...de que DOMINGO PEDE SANTELMO e... não como a seguir"

    Hoje é domingo
    Pede cachimbo

    o cachimbo é de barro
    Bate no jarro
    o jarro é fino
    Bate no sino

    O sino é de ouro
    Bate no Touro
    é valente
    Bate na gente

    A gente é fraco
    Cai no buraco
    O buraco é fundo
    Acabou-se o mundo

    Santé e axé!

    ResponderExcluir
  2. A feira de Santelmo é o máximo! Bom passeio! Bjs

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!