terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O verdadeiro espírito do tango

Quando o assunto é tango, a turistada em geral acaba na plateia de shows monumentais e caríssimos, cobrados em dólares e feitos na justa medida para o gosto do freguês, ou seja, aqueles espetáculos imensos e que chegam até a contar com cavalos no palco...

Isso me fez pensar no antigo show das mulatas do Sargentelli, que no Rio, anos atrás, atraía os estrangeiros devido ao seu carnaval fora de época e com mulheres espetaculares. Mas o sambinha de verdade, que o carioca gostava de curtir, passava bem longe dali.

O mesmo ocorre em Buenos Aires: há o tango para o turista e o tango para o portenho, e eu prefiro e indico aos amigos a segunda opção. Uma delas acontece todas as noites no Café Tortoni, a versão argentina da nossa Colombo. Ali há dois teatros pequeninos, com palco pequeno e plateia idem, onde os espetáculos são mais intimistas e infinitamente mais baratos que as grandes produções.  A plateia é acomodada em mesinhas para quatro pessoas e pode comer e beber antes do show. A comida é ruim, vou logo avisando, e cara; mas o musical é sempre bonito de ser ver, além de ser gostoso ter os artistas ali pertinho da gente, muitas vezes improvisando, o que é bem legal.

Desta vez, o tango que vi foi no teatro também pequeno (e super confortável) do Centro Cultural Borges, que fica no mesmo prédio da Galeria Pacífico, na calle Florida (o templo do consumo turístico, e por isso mesmo onde se concentram lojas nem tão boas assim, e onde tudo custa mais caro).

Se você estiver a fim de ver o tango que os argentinos preferem, opte portanto pelas produções mais modestas. Estas é que revelam o verdadeiro espírito da coisa.



A boa dica é a seguinte: dê um pulo na Galeria Apolo, na Avenida Corrientes, e vá à loja Cartelera, onde é possível obter informações sobre a maioria dos espetáculos teatrais em cartaz e, melhor ainda, conseguir ótimos descontos.



Quem domina o espanhol pode e deve se avenurar às peças, e quem não domina pode simplesmente curtir os musicais, sempre lindos, com figurinos luxuosos, música e ambientação de ótima qualidade. Opções é o que não falta...








3 comentários:

  1. Borrrrrrgisssssss

    Ass> Miguelanha

    ResponderExcluir
  2. Quando vai fazer um post de Rio para cariocas? Cariocas que não conhecem o Rio. A maravilha do bar da Urca, MAR, Morro da Conceicão, Jongo da Lapa, Maracatu Brasil, que vale a experiência de ir de van ao Cristo, a delícia de um café da manhã no parque Lage, passeio de helicóptero sim, pernoite linda no Santa Marta, o imperdível "Roteiros Geográficos do Rio", conhece? http://roteirosgeorio.wordpress.com/ O conceito de que não é caro ou complicado desfrutar de algo além de praia no Rio

    ResponderExcluir
  3. "Por força deste destino, um tango argentino me vai beeeeeem melhor que um blues".Excelentes dicas, "comme d'habitude" e , convenhamos: culturalmente, eles estão muiiiiiiiiiiiito à frente deste Rio 40 graus, purgatório da beleza e do caos, né? Procure saber -para ficar somente em um exemplo -, quantas livrarias existem em Buenos Aires e quantas no Rio, ou no Brasil.
    Santé e axe´!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!