quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Luxo de verdade



 Qual é a graça de ouvir um passarinho que canta preso dentro de uma gaiola? Não é um canto, pode acreditar: é um choro, um lamento, um repúdio, um xingamento, um impropério, uma vontade de morrer; é tudo, menos um cantar!

E me admira que alguém se regozije em colecionar... pássaros! E em trancar numa gaiola todos os voos que eles poderiam dar...

O moço aí de cima, este sim celebra o estar vivo, e seu gogó é uma fanfarra, é uma banda de carnaval. Tem mil rasantes sob a asa, mete este bico onde bem quiser...

E eu, de minha parte, desfruto do luxo de ouvir diariamente um canarinho livre, um bem-te-vi e outros que minha ignorância não sabe nomear. Acho que voltam por saber que nada aqui os aprisiona ou fere; minha varanda é um porto-seguro no céu.

9 comentários:

  1. Como continua o meu "casamento" - que parece indossolúvel - com o excepcional Rubem Alves, que é um dos escritores que mais lêem o cadinho de demasiado humano que ainda conservo rs...reproduzo este textículo(somente na extensão, porque na profundidade é um textão, convenhamos...) que considero oportuno, se não estou (pra variar) enganado:
    "A alegria é um pássaro que só vem quando quer. Ela é livre. A gente nunca é feliz pra sempre, temos nossos momentos de tristezas também, e por falar em pássaros...
    Os pássaros são felizes quando estão livres, há quem diga que tem um pássaro em casa preso em uma gaiola e ele é “feliz”, pois canta e se alegra quando vê ou recebe um carinho de seu dono... (também tive um) mas é diferente, quando os pássaros estão em seu ambiente natural podemos ver a diferença entre eles e o nosso pequeno mascote preso por “nosso amor”. Assim também é com quem a gente ama, não podemos prender senão ele vai “perder o brilho das penas”.
    - Rubem Alves

    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Que lindo !!! O seu primeiro paragrafo e uma verdadeira poesia ......belissimo !!!
    Eu tambem possuo este luxo, os passaros que rodeio minha casa cantam e encantam, e eu procuro tambem fazer deste espaco um "shangrilla" para eles.

    Felicidades,Bjus

    Gilda Bose

    ResponderExcluir


  3. Estimadissimo Presidente da C.P.F.A.S.S. Marcos Lucio, como sempre acrescentando em sue comentario.

    Eta poeta brilhante, Sr. Rubens Alves .... adorei !

    Abracao proce.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Luxo, de verdade, é receber elogios da caríssima diretora do C.P.F.A.S.S., com sua habitual gentileza/delicadeza.Merci.
    Abraço forte procê.
    O modesto "presidentim"

    ResponderExcluir
  5. Gosto da andorinha porque ela é piquena

    Piu-Piu

    ResponderExcluir
  6. O homem, na sua vasta ignorancia, adora dizer: O "meu" cachorro, o "meu" gato, o "meu" passaro...
    Na verdade, o que temos sao companheiros que devemos respeitar.
    Meu sobrinho descobriu um passaro lindo na casa dele. Simplesmente entrou e ficou! Deve ja ter convivido com alguem: pousa no ombro e gosta de um afego. O passaro esta la, assim como a janela segue aberta. Assim como entrou, ele pode sair quando desejar. Nao tem uma prisao: ganhou um lar, alimento, amor e, creio que essa seja a razao, segue por la... A liberdade faz os nossos coracoes prisioneiros do amor!!

    ResponderExcluir
  7. Algumas vezes o pássaro na gaiola canta, sim! Ele, como nós canta pensando ter uma liberdade que na verdade não tem, achando-se livre quando na verdade é prisioneiro.

    Semaplidu

    ResponderExcluir
  8. Que lindo o seu post!
    mais concordo plenamente com você!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!