domingo, 31 de julho de 2016

Um trem para Viena

 
 
Comprados os bilhetes ainda no Brasil, pela Internet, estávamos tranquilinhos da Silva rumo à nossa próxima parada: a cidade de Freud, de Mozart, de Klimt, da Sissi e das mil-folhas de creme mais deliciosas do planeta. Tudo na santa paz de Deus, os bilhetes marcados para 10 da manhã indicavam uma parada em algum lugar do meio do caminho, que não entendemos muito bem. Embora devessem ser quatro (dois para o primeiro trecho, e dois para o segundo), somavam apenas três, sendo um deles sem nome de qualquer passageiro.

Na estação central de Veneza, Santa Lucia, descobrimos que precisávamos chegar (de trem urbano) à cidade de Mestre, de onde seguiríamos de ônibus até a fronteira da Itália com a Áustria, num trajeto de aproximadamente quatro horas. E somente lá, na fronteira, pegar o tal do trem rumo a Viena.
Chegando a Mestre, a dificuldade foi encontrar o lugar onde pegar o ônibus, pois não há uma estação. Você desce do trem e segue para uma rua ao lado na qual ônibus que vão para os mais diferentes destinos dão uma breve paradinha, na calçada da direita e na da esquerda, para que os passageiros subam. Para quem está acostumado deve ser moleza... mas para turistas novos, é uma doideira total. Qual o lado certo da rua?  Eu diria que a possibilidade de perder o ônibus, é imensa.
 
Por sorte, encontramos em algum ponto da rua, esta pequena plaquinha, que nos salvou.
 
 
O trajeto leva o tempo quase exato para chegar à estação de trem da fronteira. Nós chegamos dez minutos antes da partida.

 
 
O caminho para Viena é monótono, passando por pequenas vilas povoadas por trabalhadores em fábricas locais. A paisagem lembra as velhas embalagens de chocolate, que mostram um campo verde com casinhas ao fundo e vacas pastando, sabe como?


Na chegada, o trem nos deixa em um moderna estação que conta também com ônibus, metrô e bondes, de onde é muito fácil chegar a qualquer ponto da cidade. Foi ali, no momento da compra dos bilhetes de metrô, que conhecemos o Daniel, o primeiro cidadão, entre muitos, que demonstraram uma gentileza tremenda em lidar com turistas.
Viena é uma lindeza de cidade, com um povo gentilíssimo e acolhedor e farta de prazeres para a alma.  Aguaaaaaaardem...

Um comentário:

  1. Adoooooooro Viena. Tem de ir a um concerto ou, pelo menos, visitar a monumental Òpera de Viena, com visita guiada em torno de 5 euros. Há a possibilidade de assistir espetáculos por preço bem em conta...pois o que interessa é a acústica perfeita e de qualquer lugar, é som excepcional garantido. Se puder, dê um pulinho em Praga e Budapeste. Depois vai agradecer a singela e seminal sugestão. Carpe Diem!
    Santé e axé!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!