quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Por dentro de Viena

Na cidade onde o metrô oferece revistas aos passageiros (e ninguém leva pra casa) e cachorro também vai, mas vai de focinheira, os museus parecem dar cria... tem museu por todo canto, sobre os mais variados assuntos.






Sente a escada do Museu de Cinema... não é uma obra de arte?





Aqui pertinho fica a casa da Sissi, a imperatriz de vida infeliz que foi imortalizada no cinema por Romy Schneider de modo equivocado. A mansão real é tão grande que fiquei com preguiça de entrar, e realmente preferi passear pelos jardins e pelas ruas próximas. Meu co-piloto comentou que a Sissi deve ter tido um trabalho danado pra manter a casa arrumada e tudo no lugar...


Não muito lo0nge dali está o Museumsquartier, uma área de lazer que no verão é a praia dos vienenses, que comemorarm o calor do sol e fazem até campanhas a favor da curtição...


 
O Museumsquartier está colado à Praça Maria Teresa e concentra museus, cafés, restaurantes e lojas de arte. Ali estão algumas obras de Klimt, como "Medicina", enoooooorme, e uma instalçaõ que nos mostra como era o ateliê do pintor.
 
 
 
  
 
 
 
A Praça Maria Teresa também é um convite ao ócio, e foi exatamente ali que comprei, de um vendedor vestido a caráter, diante de uma banquinha, os ingressos para uma apresentação musical no fim daquela mesma tarde, no Palais Auersperg, apresentado pela Orquestra de Viena. O bom é que, indicado mesmo para turistas, não exigia altas produções como salto alto e paletó e gravata.
 
O show, composto por obras de Mozart, incluiu balé e ópera a um preço excelente, 42 euros por pessoa. O  teatro lindo, com direito a espumante a 1 euro no intervalo, por si só vale um passeio. E a música... meu Deeeeeeeuuuuussss... a música! Ouvir Mozart ao vivo é com-ple-ta-men-te diferente de ouvir um CD. Eu nunca tinha tido tal experiência, e te digo: transcendi!
 
 
 
 
 
Segura aí que daqui a pouco tem mais...

Um comentário:

  1. Que maravilha! "Voltei" à encantadora e charmosa Viena graças a esta gostosa viagem virtual. Pena você não ter entrado no Palácio monumental de Sissi, que é uma espécie de Versailles austríaca. Claro que ela - uma mulher à frente do seu tempo - não tinha trabalho algum, apesar dos mais de 1.400 aposentos. Nem para pentear os cabelos, pois contava com mais de 500 empregados para tudo o que fosse necessário.

    Mas, convenhamos, não saborear uma deliciosa fatia de sachertorte, um delicioso bolo de chocolate típico da Áustria é crime rs...pois é uma das mais famosas especialidades gastronómicas de Viena.Não deixe de conhecer, em hipótese alguma uma confeitaria muito antiga da cidade, aberta em 1786, chamada DEMEL. A tradição da Áustria são os doces, e nela você consegue desfrutar do que há de melhor, sem contar as outras delícias salgadas, etc. Carpe diem! Santé e axé!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!